quinta-feira, 29 de maio de 2014

Escândalo - Therese Fowler




Sinopse:

Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia... Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto... Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha. De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu.


Minha Opinião:

Polêmico!

Escândalo, romance escrito por Therese Fowler, narra a história de Anthony e Amelia, um casal adolescente que namora escondido e tem sua vida virada do avesso quando o pai de Amelia descobre fotos de Anthony nu no computador da filha e acreditando que a filha dele foi assediada virtualmente por algum tipo de molestador, envolve a polícia, a Justiça e a imprensa na situação e transforma a vida do rapaz, da mãe dele e da própria filha (indiretamente, achando que está fazendo a coisa certa) num verdadeiro inferno.

Amelia é filha de um empresário dono de uma rede de concessionárias de automóveis que enriqueceu através do trabalho, vindo de uma infância carente de afeto por ter uma mãe deprimida por ter sido abandonada pelo pai do filho, junto com sua personalidade machista o que acabou transformando-o num pai superprotetor ao extremo que acha que a filha dele é um anjinho (não que ela seja uma louca que sai fazendo coisas erradas pelas costas da família, muito pelo contrário, ela é uma boa filha, mas só que o pai não quer enxergar que ela também é uma jovem normal com seus sonhos e amores e que como todo ser humano também erra) que tem que ser protegida de todo o mau do mundo e que todos os rapazes não prestam - e essa mistura também o fez virar um ditador, achando que pode planejar a vida toda da filha sem que ela tome nenhuma decisão realmente séria. Então, quando ele encontra as fotos de Anthony, em vez de ir resolver com o rapaz e com a mãe dele numa conversa civilizada, ele surta e se precipita fazendo Anthony ser preso, enfrentar processos e criando um verdadeiro escândalo que vira uma bola de neve com consequências imprevisíveis, só que ele não contava com vários segredos que surgem nas investigações e que podem acabar afetando a sua própria família (bem feito!!! hahahahaha! Odiei esse personagem o livro todo, que babaca egocêntrico e machista! Arghhhh!!! ¬¬).

Anthony é filho da professora de artes da escola em que ele e Amelia estudam e eles namoram às escondidas e têm vários planos em conjunto para quando acabarem a escola, mas isso tudo vai por água abaixo, quando, o que era pra serem fotos privadas só pros dois, acabam sendo vistas pelo pai de Amelia, pela polícia, pela promotoria e por mais um monte de gente que não devia saber da intimidade do casal e que tornam tudo um grande show na mídia com questões de fundo político. Pobre Anthony e pobre Amelia fizeram algo que eles nem sabiam que era crime! (Principalmente o Anthony que foi o que mais se prejudicou, não senti tanta pena assim da Amelia, não, ela foi muito tonta e ferrou mais ainda, mesmo sem querer, com o Anthony. Mas ter um pai desse realmente ninguém merece... de que adianta ser rica e ter de tudo e viver presa numa gaiola de ouro, refém do amor sufocante e dominador dos próprios pais? E o pior de tudo é que eles nem se dão conta disso...).

Mas enfim, (porque acho que acabei divagando), Escândalo é um livro que fala sobre as consequências das suas escolhas, sobre as muitas novas leis - que a maioria de nós não conhece - que regulam a internet, sobre privacidade, e sobretudo sobre as mais diferentes facetas do amor; a possessiva, a que aceita, a que oprime, a que liberta, a que sufoca e, principalmente, a que perdoa.
Eu gostei muito da abordagem que a autora usou para temas tão polêmicos, delicados, difíceis e que fazem a gente refletir, é um YA bem maduro e sério puxando pro drama e que - mesmo com todos esses assuntos - não deixa em momento algum que a parte romântica seja ofuscada ou que pareça que é tratada de maneira insensata. Também gostei das referências às obras de Shakespeare que permeiam todo o livro. Bem bacana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela