terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Rose na tempestade - Jon Katz




Sinopse:

No meio de uma terrível nevasca, a cadelinha Rose insiste em dar conta de seu trabalho como pastora enquanto nos deixa a par de suas curiosas reflexões: onde está Katie, que ela nunca mais viu, embora seja capaz de sentir sua presença em todo lugar? Quem será aquele cachorro selvagem que parece seu amigo? Por que Carol, a mula, fica parada mesmo debaixo de toda a neve que cai? E onde foi parar Sam, que sumiu depois daquele barulho todo? Mas Rose não tem muito tempo para suas reflexões divertidas — e às vezes bem corretas. Agora ela deve voltar sua atenção para uma coisa muito mais séria: correr atrás de Sam, tentar encontrá-lo e, quem sabe, salvá-lo. No entanto, alguns perigos podem ser intransponíveis para uma cachorrinha...


Minha Opinião:

Rose na Tempestade, escrito por Jon Katz, um autor especializado em escrever livros sobre o comportamento animal tanto em ficção quanto em não-ficção, é um drama muito tocante mas ao mesmo tempo muito otimista que mostra a luta da cachorrinha Rose para tentar salvar a fazenda e seu dono Sam de uma terrível tempestade de neve que com sua força destrutiva, coloca todos em risco.

Esse livro é um daqueles dos quais você lembra por um bom tempo depois de ler por causa da beleza da história e pelos lindos sentimentos que ela desperta em você. Rose é um exemplo do amor, lealdade, senso de dever e abnegação que os cães de estimação têm em sua natureza. Sobre esse tipo de livro não se pode comentar muito sobre a história porque senão estraga todas as surpresas e reviravoltas que ela possui. É uma trama tão real, tão palpável, que não tem como não se sentir cheio de emoções conflitantes. Rose na tempestade é a prova de que um livro de ficção não precisa necessariamente de um romance no meio para que seja envolvente e emocionante.

Admito que cheguei a chorar lendo um trecho em que não aguentei mais segurar a emoção que vinha tentando controlar durante todo o livro mas que no final se mostrou impossível, o amor e a responsabilidade que a Rose sente ao ponto de arriscar a própria vida para proteger o Sam e os outros animais da fazenda mesmo enfrentando tantas adversidades e perigos, a coragem e força dela é algo assombroso e o jeito interessante como a narrativa é escrita, além de emocionar, ajuda ao leitor a tentar entender um pouco como funciona a cabeça de um cão domesticado e toda a fidelidade que eles possuem para com o dono. Um livro lindíssimo e perfeito para quem ama os animais, principalmente os cachorros. Nota mil!

Um comentário:

  1. Essa capa é muito fofa. Eu estava meio em dúvida por ser pelo ponto de vista da Rose, mas vi que pode ser uma mega inovação. Estou curiosa com a trama, e adoro quando animais e humanos têm um amor tão forte que fazem tudo uns pelos outros.

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela