segunda-feira, 11 de março de 2013

Esmera - A.P. Ribeiro





Sinopse:

"Esmera é nosso mundo irmão. No início dos tempos, quando os homens e a magia eram um,e o tempo não tinha forma ou exatidão, a ambição pelo poder tomou os corações mortais, e obrigou os deuses a separar os homens com o Véu. Até que humanos, e elementais soubessem conviver em harmonia, o castigo seria o isolamento dos mundos. Dias se tornaram anos. Séculos transformaram-se em Eras. E corações perturbados pelo mal de suas almas, afastaram os deuses, inventaram o tempo, e reforçaram a maldição do Manto de Estrelas, concedendo apenas aos mais sábios estudiosos das artes ancestrais, os segredos do mundo mortal. O Primeiro romance da Serie Esmera, começa sua jornada com Kira, a princesa imperatriz da Água ao mundo dos Harrens (humanos), em uma fuga tardia e mau sucedida do seu lar. Carregando nos braços, a última sobrevivente de sua linhagem real, a suprema sacerdotisa trava uma batalha contra os Sete demônios Marcados, invocados da prisão de Mil séculos pelo amado irmão de seu pai, Baltazar, que ansiava pelo trono a ponto de comprometer sua alma, para expurgar a família imperial da existência, e com o poder de seu exército, assumir o controle de Esmera. Quinze anos separam Anika, a última herdeira do Império da água,de sua origem e seu propósito; Quando os Rebeldes, um grupo de revolucionários procurados, encontra o poder e o conhecimento necessário para ultrapassar o Véu, resgatar Anika, e igualar a Grande Guerra, que poderá destruir os dois mundos, ou libertar ambos da maldição."


Minha Opinião:

Esmera é o livro de estreia da escritora brasileira Ana Paula Ribeiro, que escreve usando a abreviação de seu nome, A. P. Ribeiro.

Esse é o primeiro livro dela que leio.

Comecei a ler esse livro sem ter muita ideia do que a história se tratava, só sabia que era fantasia, e foi uma ótima surpresa descobrir toda a mitologia criada pela autora, principalmente por ser um livro de estreia, o universo foi muito bem construído e me senti lendo uma coisa completamente nova; os personagens passam por aventuras bem inusitadas e situações muito difíceis em busca da liberdade de seu povo e da paz, e tudo tem um clima tão mágico e que remete as lendas medievais de dragões, feiticeiros e reis, que me fascinou e me fez devorar o livro bem rápido.

Anika (ou Annia), a protagonista, é uma órfã que vivia num orfanato no "mundo humano" e um dia com a ajuda dos revolucionários é salva de um ataque e descobre que a magia existe e que na verdade ela é filha de um rei e a única que pode salvar Esmera e seu povo da ganancia destrutiva do seu tio, o maléfico Baltazar, que quer a todo custo oprimir o povo e dominar toda Esmera com punho de ferro, para evitar isso, Anika, com a ajuda de seus amigos revolucionários, tem que absorver todo o conhecimento necessário possível sobre seu novo (velho) mundo e, mesmo se se sentir preparada, entrar de cabeça na guerra, doa a quem doer.

Achei a Anika bem imatura em algumas partes, em alguns comportamentos dela, mesmo ela só tendo quinze anos, as atitudes dela em boa parte do livro foram de alguém com muito menos idade, a impressão que eu tive é que ela foi muito protegida dos males do mundo pelo padre que foi o responsável por cuidar dela, mesmo vivendo num orfanato administrado por freiras, me pareceu que ela nunca teve um grande acesso as coisas ruins do mundo, como a violência e as guerras e também nunca teve grandes responsabilidades, por isso, ela sofre tanto com a sua nova realidade, que pelo contrário do que ela estava acostumada, é cheia de tudo isso e muito mais. Mas é bem legal perceber o grande amadurecimento dela, principalmente nas partes finais do livro.

O livro é bem curtinho, 168 páginas, que passam "voando" de tanto que a leitura é gostosa, para quem gosta do gênero Magia e Fantasia é diversão garantida. Só achei meio chato alguns erros de revisão que achei durante a leitura mas isso não afeta a beleza da história. Pelo final, eu fiquei morrendo de curiosidade para saber se teria uma continuação, aí fui pesquisar e descobri que segundo a autora, o livro terá sim uma continuação, com o título de Primorius, e que será lançada esse ano. Tomara que dê tudo certo, pois quero muito ler! o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela