sábado, 15 de setembro de 2012

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson


Sinopse:

Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.

Minha Opinião:

Garotas de Vidro de Laurie Halse Anderson foi uma das minhas leituras mais difíceis do ano.
A narrativa em primeira pessoa, mostra o ponto de vista da personagem Lia sobre a doença que ela possui: a Anorexia Nervosa e todo o sofrimento para ela e sua família que esse processo de autodestruição acarreta.

Não tenho muito a falar sobre o livro; acho que ainda estou meio atordoada pela leitura, ou não sei direito o que pensar sobre ele, além do fato de ele ser muito visceral; sofri demais ao ponto da agonia de ver a Lia se auto sabotando e caindo cada vez mais fundo na paranoia. Só acompanhava ela emagrecendo, emagrecendo, emagrecendo e nunca estando satisfeita e só pensava: "Meu Deus, essa menina vai acabar sumindo de tanto emagrecer!" "Ela vai acabar morrendo!" "Ai, que aflição!" D:

Garotas de Vidro é um desses livros feitos para a gente pensar, refletir sobre a vida, sobre os padrões impostos pela sociedade, vaidade, obsessão e autoestima. Um mergulho vertiginoso em um tema que faz parte de uma realidade muito triste.
Um livro bom, mas bastante pesado, recomendo a leitura em um momento que você esteja mais leve ou alegre, pois se estiver triste existem grandes chances de ficar mais deprimido. =/

Um comentário:

  1. Rafa, esse livro deve ser bem desconcertante... acompanhar a garota em sua caminhada de auto destruição... deve ser do tipo de querer entrar no livro e colocar juízo na cabeça dela...

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela