sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cruzando o caminho do sol - Corban Addison




Sinopse:

Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um... Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.


Minha Opinião:

Cruzando o caminho do sol é o primeiro romance escrito por Corban Addison e um livro que passa uma mensagem muito importante sobre uma triste realidade, um problema grave que assola nossa sociedade como uma epidemia: o tráfico e a escravidão sexual de seres humanos.

As irmãs, protagonistas da história, Ahalya e Sita, graças a uma tragédia que acontece com sua família, acabam, por acaso, caindo nas garras inescrupulosas de homens que as vendem e as arrastam para esse submundo cruel e nefasto, de onde sair é mais difícil do que elas poderiam sequer imaginar e onde a esperança de resgate está na forma do advogado Thomas Clarke.

A trama passa por diversos países até chegar a sua conclusão e aborda o tema de uma maneira muito séria e rica, o autor teve que fazer uma grande pesquisa sobre o assunto, tanto local (viajando para os países, como a Índia e conversando com pessoas que trabalham em ONG's e instituições que lutam contra esse tipo de crime), quanto investigativa (lendo vários livros, artigos, relatórios e documentos sobre o assunto).
Gostei bastante, a narrativa apesar de séria e um tanto dramática e em vários momentos ser forte tem uma característica poética e as sitações de grandes filósofos e pensadores nos inícios dos capítulos, sendo relacionadas a o que acontece naquele determinado capítulo, são lindas. Cruzando o caminho do sol é uma grande reflexão sobre o poder devastador ou restaurador que determinadas ações podem ter nas vidas das pessoas. Muito bom.

Um comentário:

  1. Pois é Rafa...
    O pior é que não aconece apenas na Índia... uma questão mundial que precisa acabar.
    Imagina a vida delas... ser jogada num mundo totalmente diferente e devasso de uma hora para outra, deve ser humilhante e traumático.
    O advogado pelo visto tem papel importante na vida das duas órfãs.
    Eu tenho interesse de ler. A capa é linda... e a história deve ser comovente!!!

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela