quinta-feira, 26 de abril de 2012

Presentes da vida - Emily Giffin



Sinopse:

Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.


Minha Opinião:

Presentes da Vida é mais um romance impactante da Emily Giffin, uma das escritoras que mais gosto na atualidade.
Esse livro é a continuação de O Noivo da Minha Melhor Amiga, cuja protagonista é a Rachel que trai a melhor amiga Darcy ao se apaixonar e ter um caso com o noivo dela (da Darcy); em Presentes da vida vemos as coisas pelo ponto de vista da Darcy e o que aconteceu com sua vida depois disso, como sua vida e perspectivas sofrem uma guinada radical, e ela começa a se questionar, reavaliar toda sua existência e seu modo de encarar a vida.

Se você achava a Darcy insuportável no Noivo da minha melhor amiga, nesse livro ela fica muito pior (sim, é possível), cometendo muito mais burradas e como o livro é em primeira pessoa, ou seja, os acontecimentos vistos pelo prima da Darcy, confesso que sofri bastante, com tamanha frivolidade, futilidade, egoísmo e egocentrismo até cerca de metade do livro (ou até mais da metade), pela Darcy representar tudo que mais detesto em algumas mocinhas; me tirou realmente do sério, porém, quando acontece a viagem dela para Londres as coisas começam a melhorar, ela começa a mudar ao enfrentar a realidade da vida: que o mundo não gira em torno dela; e isso é fundamental para a evolução da psique e amadurecimento emocional da personagem, e eu finalmente comecei a enxergar a luz no fim do túnel! E comecei a pensar: "Minha nossa a Darcy ainda tem salvação!" :D Algo que se confirma ao lermos Questões do Coração, onde ela aparece muitos anos depois fazendo uma pontinha, sendo a amiga da protagonista Tessa e vemos que (claro, ela ainda continua um pouquinho frívola, afinal de contas, ninguém muda completamente, é pedira demais mas...) ela se tornou uma pessoa muito melhor.

Presentes da vida é um livro pleno de Emily Giffin, fala sobre traição, maternidade, perdão, falsas aparências, humildade e faz uma reflexão sofre o que é realmente importante na vida. No geral é um livro interessante, não achei o melhor de Emily Giffin, mas mesmo assim é uma leitura interessante, bem reflexiva, com críticas e questionamentos profundos, pertinentes, atuais e temas mundiais, com toques de humor e drama e uma linda moral no final como Emily Giffin sabe escrever tão bem. (E viva que a Darcy "cresceu"! \o/ rsrs, só a Emily pra me fazer terminar o livro simpatizando (um pouquinho, vai!) com uma personagem que eu odiava, gênia! Isso é proeza para poucos escritores até agora, porque eu geralmente sou bem complacente com personagens, mas quando eu pego birra de um, sai de baixo! kkkkkkkk)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela