quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Viuvinha - José de Alencar

Essa não é a capa do meu livro, mas tá valendo! rsrs

Sinopse:
(nem essa é a sinopse do meu livro, mas também tá valendo. rsrs)

Na obra de José de Alencar, "A Viuvinha", publicado em 1860, inclui-se entre os chamados romances, urbanos, que retratam os costumes da sociedade carioca do Segundo Reinado. Principal escritor brasileiro do período do Romantismo, José de Alencar publicou vinte romances nos quais procurou mapear o país em todas as suas dimensões, utilizando os recursos do romance urbano, regionalista, indianista e histórico.

Minha Opinião:

A viuvinha é um dos primeiros livros do escritor José de Alencar e pertence a fase de romances urbanos do autor.
Ele é um dos meus livros prediletos, por ser de uma grande doçura e pureza, além de ser extremamente romântico. Sempre que o leio, apesar de ser curta, a história me emociona (eu sei, sou romântica mesmo e não tenho vergonha de assumir isso, pelo contrário, e levanto a bandeira porque acho que o mundo precisa de mais romantismo ^^) e me faz suspirar.

A viuvinha tem algo curioso: é narrado pelo mesmo narrador de Cinco Minutos, de nome não citado, que, como em Cinco minutos, escreve à prima D. uma carta, só que diferentemente de cinco minutos que ele contava a história de amor dele com Carlota, em A viuvinha, ele conta a história de Jorge e Carolina, os amigos mais chegados dele e Carlota. Portanto, para melhor entendimento, o ideal é ler na ordem cronológica, primeiro Cinco minutos, depois A viuvinha.

Esse é um livro com uma história envolvente pois tem uma virada inesperada que dá um toque especial à trama e faz você querer saber como será o final. Super lindo e inesquecível.

Atualização: Você pode ler outras resenhas minhas sobre outros livros de José de Alencar, clicando aqui.

2 comentários:

  1. Olha, gosto muito dos romances urbanos de Alencar (por outro lado, não consigo digerir suas obras que envolvem o universo indígena...). Ainda quero ler A Viuvinha! Ótimo post!

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela