domingo, 5 de setembro de 2010

Destino: inferno - Lee Child




Sinopse:

Cenário: uma rua movimentada de Chicago na ofuscante luz do meio-dia. Jack Reacher está caminhando sem destino. Holly Johnson, uma jovem atraente e atlética, carregando cabides, atrapalhada com seu par de muletas, está visivelmente precisando de uma mãozinha. Ele prontamente se oferece para ajudar a moça. Mas o que Reacher percebe, no entanto, é uma arma apontada para sua barriga.

Trancado num furgão escuro e sufocante, atravessando os EUA a toda, preso à mulher, Reacher não faz a menor ideia do motivo de estar nessa terrível situação. Os sequestradores não dizem nada. Holly alega ser uma agente do FBI e ele acredita que ela seja durona o bastante para ser verdade.

Os dois parecem totalmente confusos, sem ter a mínima noção da direção que seguem e, o pior, sem ter a mínima noção de por que seguem. No caminho, porém, vão se conhecendo e descobrindo que o destino pode ser muito mais cruel do que um dia imaginaram. Agora, reféns de um grupo de milicianos e de seu líder, um homem violento e sem escrúpulos, precisarão sobreviver ao mais terrível pesadelo de suas vidas.
Será que a vigorosa coragem de ambos dará conta do inferno que está por vir?


Minha Opinião:

Resenha bem atrasada, mas vamos lá:

Minha primeira experiência lendo um livro desse gênero Thriller Policial e não poderia começar melhor do que com uma obra de Lee Child.
Nunca tinha lido um livro dele e fiquei completamente apaixonada pela maneira dele escrever, é muito intensa e de um raciocínio e inteligência incríveis. No decorrer do texto, temos que fazer algumas ligações entre vários acontecimentos, que no momento da leitura deles não parecem ter muita ligação com o resto da obra, mas que depois percebemos que tem sim, achei isso fenomenal.
Apesar de suas partes de violência pesada, Destino: inferno também tem um certo humor negro, e uma pitada de romance.

Jack Reacher é O protagonista.
Grande, super forte, mas com um coração super justo e bondoso. Ele não é só força física, mas também super inteligente, sagaz e um homem honrado, além de ser uma simpatia e bonitão rs.
Ele é extremamente solidário e é isso que acaba fazendo com que ele se meta nessa confusão toda. O clássico: está no lugar errada, na hora errada.
Ser sequestrado porque estava ajudando alguém, essa situação por si só já é absurda. E ainda por cima, ser considerado pelas autoridades (FBI, Exército, Segurança Nacional, etc), o responsável ou um dos responsáveis, pelo sequestro, cárcere etc, da agente (entre outras coisas), Holly Johnson.
Seria cômico se não fosse trágico. É um absurdo completo e absoluto.
E claro que com maestria nosso herói vai através de atos, provar sua inocência e acabar de vez com os planos da milícia, de uma forma excelente que não vai deixar pedra sobre pedra rsrs. Da-lhe Reacher!

Destino: inferno é uma leitura interessantíssima, a começar pela narrativa, por ter uma característica de paradas marcadas por ponto.

Ex:

(...) Estavam em Chicago. No centro da cidade. Numa calçada movimentada. Numa segunda-feira. O último dia de junho. Em plena luz de um dia ensolarado de verão. Toda a situação se materializara em um milésimo de segundo. Tinha acontecido de uma maneira que não poderia ter sido planejada nem em um milhão de anos. (...)

Primeira vez que leio uma narrativa com essa estrutura, com pausas para efeito, e simplesmente adorei. Elas dão um adrenalina e tensão a mais na história, além da ação já existente que deixa o leitor preso ao livro até o final.
Um livro excelente.

Agora quero os outros (sim, porque Destino: inferno faz parte de uma série de 15 livros, onde Jack Reacher é o protagonista ).
Sendo que três deles já foram lançados aqui: Dinheiro Sujo, Destino: Inferno e Um Tiro.
Quero todos!
É uma série eletrizante e que já teve seus direitos vendidos para o cinema. *torcendo para que o filme saia logo*

Super recomendo Destino: inferno, para aqueles que gostam de livros/filmes de ação e policiais.
Uma ótima pedida.
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário que irei adorar ler!

Não são permitidos spams ou comentários ofensivos de qualquer tipo, os últimos serão excluídos sem hesitação. Respeito todo mundo gosta, né? :)

No mais ficarei feliz em (assim que possível) responder qualquer dúvida aqui nos comentários.

Bjs,
Rafaela